Um sistema de arquivo é gerido por uma equipe, criado com o intuito de armazenar e recuperar a informação de forma inteligente e eficaz, bem como dar acesso à informação, garantir os serviços técnicos, a manutenção e a preservação ao longo do tempo. (JARDIM, 1995). Entretanto, para um bom funcionamento de um sistema de arquivo, faz-se necessário uma norma ou uma política que estabeleça padrões, a fim de facilitar o acesso e o uso dos documentos.
A Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conselho Nacional de Arquivos criou o e-ARQ Brasil, que estabelece o modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos.
O e-ARQ Brasil, tem como objetivo orientar a implantação da gestão arquivística de documentos digitais, fornecendo especificações técnicas. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) destaca-se por atender uma parcela dos modelos de requisitos obrigatórios para suas funcionalidades, no gerenciamento dos documentos arquivísticos das instituições.