Inicialmente foi definido um perfil mínimo de configuração (PC) e quantitativo de máquinas a depender da resposta das perguntas sobre a quantidade de documentos gerados por dia (GB) e quantidade de usuários simultâneos no sistema. O perfil mínimo de configuração pre-definido está representado na tabela abaixo.

Tipo do Servidor Qtd de nós Qtd CPU's Qtd Mem (GB) Qtd Disco (GB)
Aplicação 5 4 23 120
Banco de Dados 3 4 12 300
NFS 3 3 4 1500

Tabela 1: Perfil mínimo de configuração

Através da seleção do perfil a qual sua resposta encaixará, aplicaremos a estimativa de cálculo sobre o preço médio de cada item de configuração (IC) mínima para o seu perfil obtido através da respostas das perguntas pré-definidas. O item de configuração referencia-se a capacidade computacional de processamento (CPU e RAM) e armazenamento (Disco), o que ao longo do tempo podem diferenciar e variar muito o seu valor, visando estabelecer um preço para cada um destes itens. Assim, para podemos estimar o custo de aplicação do SEI, conforme os perfis pre estabelecidos precisamos aplicar o seguintes passos:

 

Média de preços dos Editais (MPE) finalizados para cada tipo de servidor:

 

Conforme definido no perfil o tipo de servidores são classificados como: Aplicação, Bando de dados, e NFS, e para cada grupo realizamos a aplicação da média de preços dos últimos editais finalizados (PEF) nos últimos 12 meses, o qual o item do edital tenha características semelhantes ao perfil mínimo de configuração de máquinas. Assim, temos a seguinte fórmula:

 

onde, N é a quantidade de editais nos últimos 12 meses, os editais são todos .

Calcular valor unitário dos itens de configuração:

Após definir o MPE para cada tipo de servidor, será calculado o valor de cada item de configuração de cada tipo de servidor, o qual utilizará como base o MPE, o cálculo de IC será representado por:

onde a quantidade de CPU, RAM e Disco são obtidos do perfil de configuração pré-definido, os valores cpu, ram, e disco serão oriundos dos valores médios de cada IC dos Editais utilizado para formular o MPE.

Por fim teremos o valor unitário (VU) de cada tipo de servidor o qual é a soma de cada IC:

Valor estimado final de configuração:

Por fim, ao obtermos o VU de cada item de configuração, conseguimos precificar financeiramente o valor de cada tipo de servidor, por sua quantidade necessária ao perfil de configuração com base no produto do valor unitário pela quantidade de nós necessários (N)